Avaliador de Imóveis: tire suas dúvidas!

Se você deseja atuar no mercado imobiliário, saiba que uma profissão que está cada vez mais em alta é o de avaliador de imóveis. Além de ter um leque grande de atuação, o especialista tem uma excelente projeção de carreira, podendo se capacitar em avaliações mais especificas, como, por exemplo, de fazendas e chácaras.

O setor tem registrado excelentes números de crescimento. Somente nesse ano, foi mais de 10% de aumento. Essa expansão está acontecendo graças a recuperação do segmento, bem como a fomentação por conta de novos lançamentos e tendências que estão chegando.

Dentro desse cenário, a avaliação patrimonial tem sido cada vez mais procurada. Isso porque, os comparadores e donos de bens desejam ter uma estimativa real do valor do imóvel. Mais do que isso, eles precisam ter mais segurança na hora da transação imobiliária.

Quem pode ser avaliador de imóveis?

Podem exercer essa função corretores de imóveis plenamente certificados. Isso quer dizer, além do cadastro no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI), o profissional precisar ser diplomado em Gestão Imobiliária ou Técnico em Transações Imobiliárias (TTI). Outra opção é a especialização em Avaliação Imobiliária.

Tire todas suas duvidas sobre avaliador de imóveis

Tire todas suas duvidas sobre avaliador de imóveis

Para que a certificação seja válida, o curso precisa ser aprovado tanto pelo Conselho Estadual de Educação, como, também, pelo Conselho Federal dos Corretores Imobiliários (COFECI). Essa medida visa garantir a qualidade da capacitação de profissionais avaliadores.

Uma boa dica para saber se um curso é válido, é visitar o Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI) do Estado de atuação. No local, é possível se informar sobre todas as instituições reconhecidas pelo órgão.

Onde esse especialista pode atuar?

O avaliador de imóveis pode atuar tanto para clientes particulares, como, também, em empresas de avaliação de imóveis. O profissional também tem a possibilidade de prestar serviços para órgãos públicos (prefeituras, fóruns, secretarias entre outros) por meio de licitações.

O profissional pode trabalhar somente fazendo estimativas de preço, mas, também, elaborando laudos de vistoria. Esse documento é fundamental em transações imobiliárias. Isso porque, é ele que comprova quais as condições do patrimônio antes da venda, aquisição ou locação.

Outra possibilidade de atuação é na realização de estudos de mercado. Atualmente, o setor se baseia em uma série de levantamentos que mostram quais regiões e tipos de imóveis são mais valorizados. O perito avaliador também pode atuar ajudando a fazer o levantamento desses dados.

Avaliador de Imóveis em Belo Horizonte MG

 

O que diferencia um corretor de imóveis de um avaliador?

Muitas pessoas tendem a confundir esses dois profissionais. Apesar de eles atuarem na mesma área, e terem como base o mesmo tipo de patrimônio, eles têm funções completamente distintas.

  • Corretor de imóveis: Esse profissional tem como foco a negociação de imóveis. Isso quer dizer que ele será o responsável por angariar patrimônios para a imobiliária, bem como realizar toda a transação de compra, venda ou locação.

Basicamente, ele é a ponte entre todas as partes envolvidas. É ele que escutará as demandas dos clientes, e tentará achar um bem que se encaixe dentro delas.

  • Avaliador de imóveis: Esse especialista, por sua vez, é responsável por estimar quanto o imóvel que está sendo negociado realmente vale. Além disso, ele também tem como função avaliar as condições do bem, por meio da elaboração de um laudo de vistoria.

De modo geral, ambos os profissionais atuam de maneira conjunta. Além disso, é possível um mesmo indivíduo pode exercer as duas profissões. Na verdade, boa parte dos cursos do setor já oferecem formação em ambas as áreas.

Isso porque, cada vez mais alunos tem procurado instituições que ofereçam a diplomação completa. Hoje, já é possível sair da faculdade sendo formado nas duas funções.

Vale a pena se tornar um perito avaliador?

Sim, o avaliador de imóveis é um profissional essencial dentro do mercado imobiliário. Ele pode atuar em diferentes tipos de áreas, tanto dentro de empresas de avaliação de imóveis, como, também, de forma autônoma. Ou seja, a liberdade para trabalhar é enorme.

Gostou deste Post ? Então por favor Compartilhe!

Author: avaliacaodeimoveisembh

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *