4 dicas para fazer uma boa avaliação de imóvel

Se você trabalha como avaliador imobiliário, é muito importante ficar atento na hora de realizar uma avaliação de imóvel. Esse procedimento envolve a análise de uma série de fatores. Com o resultado desse levantamento, é que o profissional poderá estimar o valor do patrimônio em questão.

Atualmente, para um corretor conseguir fazer esse processo, ele precisa se especializar nessa área. Ele pode obter essa especialização, realizando o curso de Gestão Imobiliária, ou, uma capacitação de perito avaliador de imóveis. Contudo, para que o aperfeiçoamento tenha validade, ele precisa ser aprovado pelos órgãos reguladores do setor.

4 dicas para fazer uma boa avaliação de imóvel

Além disso, é essencial que o profissional se mantenha sempre atualizado sobre as tendências do mercado. Tenha em mente que esse segmento se atualiza constantemente, logo, é preciso ficar atento as novidades relacionadas a legislação, construção, reformas, taxas de financiamento entre outros.

Avaliação de imóvel: 4 dicas que todo o perito precisa saber

Não existe uma fórmula exata para fazer uma avaliação imobiliária. No entanto, existem quatro dicas sobre esse tipo de levantamento que o perito precisa sempre levar em conta. Elas irão ajudar o profissional a ter um resultado mais detalhado e satisfatório, são elas:

  1. Leve em conta a região

A localização do imóvel é um dos itens mais importantes na hora de fazer a avaliação. O especialista deve levar em conta todos os aspectos da região, tais como:

  • Comércios em torno;
  • Serviços básicos, como hospitais, postos policiais, escolas e creches;
  • Segurança;
  • Infraestrutura (rua asfaltadas, iluminação, ciclovias e etc).
  • Vizinhança entre outros

Tenha sempre em mente que para fazer a avaliação do imóvel, você não deve avaliar apenas a estrutura do patrimônio, mas também outros aspectos que interfiram no dia a dia do comprador ou locatário.

  1. Verifique a planta e as possibilidades de modificações

Outro item importante na hora de fazer o levantamento de um imóvel é analisar a planta do bem. Isso porque, é com ela que o avaliador imobiliário poderá dizer se é possível realizar reformas e construções.

Além disso, é na planta que o perito pode verificar alguns detalhes sobre o encanamento e hidráulica do imóvel. Por conta disso, verificar esse documento é essencial.

  1. Documentação

Na hora de fazer uma avaliação de imóvel, também é muito importante verificar a documentação do patrimônio. Isso porque, é por meio dos documentos que o perito avaliador pode verificar se a situação do bem está regular.

O ideal, é analisar desde a escritura, até laudos anteriores de vistoria. Em alguns casos, também é uma boa ideia ir até a prefeitura e solicitar os comprovantes de pagamento IPTU, bem como informações sobre o terreno (se ele fica em uma área de risco, se é protegido por órgãos ambientais ou se está impedido de alguma forma).

  1. Tire fotos de toda a estrutura

Durante a avaliação de imóvel, o profissional precisa analisar toda a estrutura do patrimônio. Do estado da pintura até se existem rachaduras nas paredes, todos os detalhes precisam ser verificados.

Para garantir a qualidade do laudo de vistoria, uma ótima dica é tirar fotos de todos os cômodos e características relevantes sobre o bem. Dessa maneira, o avaliador imobiliário poderá anexar as imagens ao relatório final, deixando-o mais completo.

Qual a importância do laudo de vistoria?

O laudo de vistoria é um dos documentos utilizados pelo perito na hora de realizar a análise do patrimônio. É nesse que constarão todos os dados da avaliação do imóvel. Por conta disso, ele deve ser o mais detalhista possível.

O profissional deve anexar no documento, todos os arquivos e informações necessárias para justificar o valor estimado do bem. Plantas baixas, fotos, escrituras, comprovantes de pagamento de IPTU, relatórios sobre o terreno. Todos esses itens acabam melhorando a qualidade do levantamento.

O especialista também pode anexar estudos de mercado sobre a região. Por exemplo, se um shopping está para inaugurar na cidade, o perito pode colocar no laudo uma estimativa de valorização do imóvel.

Resumindo, a avaliação de imóvel deve ser a mais completa possível. Além de demonstrar um trabalho de qualidade por parte do profissional, ela também ajudará o comprador barra dono durante as negociações.

Se você gostou deste Post, por favor Compartilhe!

Author: avaliacaodeimoveisembh

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *